UOL


São Paulo, terça-feira, 06 de maio de 2003

Texto Anterior | Índice

TRAGÉDIA

Foi a mais mortal sequência do fenômeno no país desde novembro passado; meteorologistas emitem novos alertas

Série de tornados mata mais de 30 no centro dos EUA

Dave Kaup/Reuters
Casas destruídas por um tornado em Grandview (Missouri, EUA)


DE NOVA YORK

Uma série de tornados deixou pelo menos 35 mortos na região central dos EUA. As buscas ainda não acabaram -havia vários desaparecidos.
O desastre, que aconteceu na noite de anteontem e na madrugada de ontem, já é o maior causado por tornados desde novembro, quando 36 pessoas morreram. Segundo autoridades, a tragédia poderia ter sido maior, não fossem os avisos dados pelas TVs, que permitiram à população se proteger em porões. Novos alertas foram emitidos na tarde de ontem, já que meteorologistas registram a possibilidade de mais tornados.
Os três Estados mais atingidos foram Missouri (ao menos 17 mortos), Tennessee (11) e Kansas (sete). Em proporção bem menor, os tornados fizeram estragos ainda em Arkansas, Kentucky, Iowa, Nebraska e Dakota do Sul.
Muitas cidades ficaram sem energia elétrica e com estradas bloqueadas por entulhos. Uma das que mais sofreram foi Pierce City, 1.400 habitantes, no interior do Missouri. Relatos indicam que nenhuma construção ficou ilesa e pelos menos cem casas foram totalmente destruídas.
"Ouvimos um barulho de sucção horrível e nos protegemos no banheiro. Quando nos levantamos, tudo tinha ido embora. Durou 30 segundos", disse Carmen Archer, comerciante, à TV CNN.
O presidente dos EUA, George W. Bush, manifestou-se sobre os tornados: "A natureza é muito dura às vezes". Os EUA são o país que mais registra tornados no mundo. (ROBERTO DIAS)


Texto Anterior: Colômbia: Governador morre em ação contra as Farc
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.