São Paulo, quarta-feira, 06 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para evitar gripe, país adia conferência da Unesco que seria realizada em Belém

ANGELA PINHO
JOHANNA NUBLAT
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Ao mesmo tempo em que corrobora a decisão da OMS (Organização Mundial da Saúde) de não restringir viagens ao exterior, o governo federal recomendou o adiamento de pelo menos um evento internacional devido à gripe A (H1N1).
A 6ª Conferência Internacional de Educação de Adultos aconteceria entre os dias 19 e 22 de maio em Belém. Anteontem, porém, o governo brasileiro recomendou que ela fosse adiada por causa da doença, conta Vincent Defourny, representante da Unesco (braço da ONU para a educação) no Brasil. O Ministério da Educação confirmou a informação.
A medida foi acordada na reunião de um grupo interministerial que abordou a atuação do Brasil frente à circulação do vírus e comunicada anteontem à Unesco, mas não foi divulgada pelo Ministério da Saúde. Procurada ontem, a pasta informou que a questão foi trazida pelo MEC e que a decisão considerou a quantidade de pessoas que viriam. Segundo a Saúde, continua a orientação de que não há restrições para viagens internacionais.

Fronteiras
As medidas de vigilância nas fronteiras foram mais uma vez reforçadas, com a busca de possíveis suspeitos também em fronteiras terrestres.
Pela difusão dos pontos de entrada no país, a busca por suspeitos é mais complicada do que em aeroportos e será em colaboração com os municípios, principalmente em fronteiras mais sensíveis, como Tabatinga (AM) e Foz do Iguaçu (PR). A fiscalização será feita após barcos e ônibus notificarem autoridades de saúde sobre casos suspeitos a bordo.
O diretor de portos, aeroportos e fronteiras da Anvisa, Agenor Álvares, disse que a agência pode impedir que pessoas com sintomas, após avaliadas por médico de hospital de referência, embarquem num avião com sintomas da doença.


Texto Anterior: Brasil espera kits para poder fazer diagnósticos
Próximo Texto: Israel tenta fazer que Irã seja centro de conversas com EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.