São Paulo, terça-feira, 06 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOMÁLIA

Milícia suspeita de elo com a Al Qaeda toma capital somali

DA REDAÇÃO

Uma milícia islâmica, que os Estados Unidos suspeitam ter ligações com a rede terrorista Al Qaeda, conquistou ontem a capital da Somália, Mogadício. A milícia derrotou os chamados senhores da guerra, chefes de clãs tradicionais que ocupavam a cidade havia 15 anos com apoio dos americanos. Muitos destes fugiram para o Quênia.
A Somália, um dos países mais pobres da África, com 8 milhões de habitantes, vive um caótico período de desgoverno nos últimos 15 anos, desde a queda do ditador Mohamed Siad Barre. Há um governo interino em crise apoiado pela ONU, com sede em Baidoa, a 250 km de Mogadício. Os confrontos dos últimos três meses deixaram 300 mortos e 1.700 feridos.
"Nós vencemos a luta contra o inimigo do islã. Mogadício está sob o controle do seu povo", disse, por uma rádio local, Sharif Sheik Ahmed, um dos líderes da milícia, que controla um raio de 100 km ao redor da capital. Há temores de que o grupo busque agora derrocar o governo provisório.
Autoridades americanas já acusaram líderes islâmicos da Somália de abrigarem líderes da Al Qaeda indiciados pelos atentados contra as embaixadas americanas no Quênia e na Tanzânia, em 1998.


Texto Anterior: Paraguai: Ex-presidente é condenado a 6 anos de prisão
Próximo Texto: "Eixo do mal": Emissário chega ao Irã para fazer oferta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.