São Paulo, sábado, 06 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Colômbia oficializa, na Polícia Nacional, sua primeira mulher general

DA REDAÇÃO

Luz Marina Bustos, 48 (dos quais 29 a serviço da Polícia Nacional colombiana), tornou-se ontem a primeira mulher a atingir a patente de general em seu país. A promoção foi oficializada em solenidade conduzida pelo presidente Álvaro Uribe.
"É um acontecimento que faz parte da história, não somente da polícia [colombiana], mas do país", disse Bustos à revista local "Semana".
Advogada especialista em direito administrativo e penal, e no cargo de diretora administrativo-financeira da polícia, ela concorria com outros 26 coronéis por dez postos da patente superior.
A previsão é que a general permaneça na diretoria que exerce, onde controla um Orçamento de US$ 2,3 bilhões por quadriênio.
Ela não descarta galgar novos postos -seu nome é cotado para comandos operacionais e inclusive para direção geral da polícia no futuro-, mas se diz satisfeita com a função administrativa desenvolvida no momento.
Em recente entrevista ao jornal local "El Tiempo", quando foi divulgada sua aprovação para general, ela prometeu que adotaria uma conduta "rígida nas decisões de trabalho e muito comprometida com a responsabilidade do posto". Seus colegas na corporação elogiaram justamente a seriedade que externa no exercício da função.
Casada com um coronel da reserva da polícia, Bustos tem três filhos. Ela é uma das 14 mulheres que integraram a primeira turma da escola de cadetes com contingente feminino, em 1980 -e a única da geração pioneira que permanece até hoje na ativa.
A Polícia Nacional da Colômbia tem um efetivo de 148 mil membros -dos quais 95% são homens.
A Colômbia não é o primeiro país latino-americano que tem generais mulheres em suas forças de segurança.
México e República Dominicana também integram este grupo.


Texto Anterior: 34 morrem em protesto indígena no Peru
Próximo Texto: Casal americano é preso, acusado de espionar para Cuba
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.