São Paulo, Terça-feira, 06 de Julho de 1999
Texto Anterior | Índice

Russos devem enviar mais tropas a Kosovo

das agências internacionais

A Rússia e a Otan chegaram a um acordo sobre o envio de mais tropas russas para participar das forças de paz de Kosovo.
O contingente russo na Província, que tem hoje 200 pára-quedistas, deve ser reforçado com ao menos outros 3.400 soldados.
Pelo acordo, o aeroporto de Pristina, que está sob controle russo, deverá ser aberto para o uso de todas as tropas integrantes da Kfor (força internacional de paz de Kosovo).
"Está confirmado que, a partir de 5 de julho (ontem), não há mais obstáculos para o envio de tropas de paz russas em Kosovo", disse um porta-voz da Otan.
Soldados russos passaram o final de semana à espera de permissão para serem aerotransportados até a Província. Bulgária, Romênia e Hungria haviam negado, a pedido da Otan, um corredor aéreo para os russos.
Há duas semanas, a Rússia desistiu da reivindicação de ter um setor sob seu controle em Kosovo e admitiu usar suas forças conjuntamente a outras tropas de países da Otan.
O governo russo, porém, não quer que seus soldados recebam ordens diretas de militares da aliança ocidental.
Kosovo está dividida em cinco setores sob responsabilidade dos EUA, do Reino Unido, da Alemanha, da França e da Itália.

Protesto anti-Milosevic
Cerca de 20 mil pessoas se reuniram em Leskovac, no sul da Sérvia, para protestar contra o presidente iugoslavo, Slobodan Milosevic, e pedir a sua demissão.
O ex-premiê iugoslavo Milan Panic disse ontem na Áustria que Milosevic não se sustentará no poder por mais três meses. Para ele, os russos estariam ajudando a oposição sérvia a tentar formar um governo provisório. Moscou não comentou a declaração.


Texto Anterior: Oriente Médio: Barak assume hoje em Israel e promete buscar a paz na região
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.