São Paulo, quarta-feira, 06 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RÚSSIA

Em visita inédita, Putin fecha acordos com a África do Sul

DA REDAÇÃO

Na primeira visita de um mandatário russo à África do Sul e em busca de um aumento de sua influência na região, o presidente Vladimir Putin assinou ontem com seu colega sul-africano, Thabo Mbeki, uma série de acordos de comércio e de cooperação nas áreas energética e de mineração entre outras.
A comitiva de Putin incluiu cem grandes empresários russos. Apenas um dos acordos, entre a companhia Renova, do magnata Victor Vekselberg, prevê um investimento de mais de US$ 1 bilhão na mineração de ferro no leste do país.
Foi firmado ainda um acordo pelo qual a Rússia venderá urânio para a usina nuclear de Koeberg até 2010. Já as empresas De Beers (sul-africana) e Alrosa (russa), responsáveis por 75% da extração mundial de diamantes, assinariam um acordo para projetos conjuntos.
"Estamos felizes que os investidores russos estejam tão comprometidos a nos ajudar a desenvolver nossa economia", disse Mbeki.
"Não devemos ficar absortos em reminiscências sentimentais, mas aumentar nossa cooperação no futuro. Estamos planejando projetos equivalentes a bilhões de dólares", disse Putin.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Líbano: Bomba fere autoridade que investiga assassinato e mata 4
Próximo Texto: Cuba: 18 kg mais magro, Fidel diz que "momento crítico" passou
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.