São Paulo, sábado, 6 de setembro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CERIMÔNIA
Irmão anuncia que túmulo ficará em uma ilha dentro de Althorp, não em capela de Great Brington
Funeral muda para que Diana seja enterrada na propriedade da família

do enviado especial a Londres

O corpo da princesa Diana Spencer será enterrado hoje no centro de uma pequena ilha dentro dos muros de Althorp, propriedade de sua família há 500 anos em Great Brington, centro da Inglaterra.
A decisão foi anunciada ontem pela manhã. Inicialmente, a família planejava sepultá-la na capela Spencer, um anexo da igreja da Virgem Maria, vizinha a Althorp.
Charles Spencer, irmão de Diana que herdou Althorp depois da morte do pai, em 92, disse que a mudança permitirá que o túmulo de Diana seja "mantido propriamente pela família e visitado em privacidade pelos filhos".
Desde o início da semana, o conde Spencer vem cuidando pessoalmente dos detalhes do enterro. Diana terá um túmulo simples no centro de uma única ilha em um lago ornamental cercado por árvores, a maioria carvalhos.
A princesa tinha forte ligação com o local, um dos vários jardins da propriedade. Segundo a família, o lago era seu local preferido em Althorp durante a infância e adolescência. Diana e seus dois filhos, William e Harry, plantaram pessoalmente árvores em volta do lago, seguindo tradição britânica do século 10. Outras árvores raras têm sido plantadas no local por membros da família real e da família Spencer desde 1833.
Uma ponte começou a ser construída ontem entre a margem do lago e a pequena ilha.
O conde Spencer disse que pretende abrir o local à visitação durante algumas semanas do ano. Não se sabe se uma ponte permanente será construída no local.
Há alguns anos, após o casamento de Diana com Charles, o conde Spencer decidiu abrir Althorp para visitas a US$ 9,60 por pessoa.
Antes da decisão de ontem, os 250 habitantes de Great Brington (cerca de 130 km ao norte de Londres) estavam apreensivos quanto aos efeitos do sepultamento de Diana na igreja da Virgem Maria, na entrada da vila.
Temiam que o local se transformasse em uma espécie de Graceland, onde o cantor Elvis Presley está enterrado nos EUA, destino de milhares de turistas.
Na quarta-feira passada, quando a Folha esteve em Great Brington, centenas de carros estavam estacionados irregularmente às margens da pequena estrada local, causando um grande congestionamento. Na porta da igreja da Virgem Maria, admiradores de Diana faziam fila.
Diana representaria a 21ª geração da família Spencer a ser sepultada na igreja. Com a transferência para dentro de Althorp, as visitas poderão ser muito mais controladas. A propriedade é completamente cercada por um muro de pedras e tem apenas dois portões. (PAULO HENRIQUE BRAGA e FERNANDO CANZIAN)


Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.