São Paulo, sexta-feira, 06 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Agência de notícias oficial deixa presidente e se diz do "lado do povo"

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A "Tanjug", agência de notícias oficial iugoslava, vista como a principal porta-voz do regime de Slobodan Milosevic, decidiu deixar de dar apoio ao presidente e passar para o "lado do povo".
Em comunicado oficial, a agência disse que, a partir daquele momento, seu trabalho seria "norteado por normas estritamente profissionais, autênticas e objetivas, de acordo com os interesses dos cidadãos e do país do qual faz parte".
A mudança de posição foi adotada durante a cobertura dos protestos de ontem em Belgrado. Em sua primeira e surpreendente nota, a "Tanjug" chamou o líder oposicionista Vojislav Kostunica de "presidente eleito da Iugoslávia". Logo depois, divulgou novo comunicado, curto e urgente, anunciando que, a partir daquele momento, estava "do lado do povo" e que passaria a seguir os princípios do jornalismo profissional. A nota foi assinada pelos "jornalistas da "Tanjug" livre".
Vários órgãos de imprensa estatais também decidiram ontem distanciar-se do regime de Milosevic, tornando a sustentação do atual governo ainda mais difícil.
A televisão estatal, cujas instalações foram tomadas durante o dia por milhares de manifestantes contrários a Milosevic, anunciou ontem a intenção de mudar a programação. "Este é um novo programa da televisão sérvia" dizia mensagem veiculada pela emissora pedindo aos telespectadores "um pouco mais de paciência".
Até ontem Milosevic exercia forte controle sobre a imprensa e as emissoras de rádio e televisão na Iugoslávia. A organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional vem denunciando sistematicamente a falta de liberdade de expressão no país e a perseguição e prisão de jornalistas e profissionais da mídia que se opõem ao regime.


Texto Anterior: Para o Ocidente, nacionalismo do líder opositor é aceitável
Próximo Texto: Milosevic aproveitou vácuo político depois da morte de Tito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.