São Paulo, sábado, 06 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA atualizam lista de grupos terroristas

DA REDAÇÃO

O Departamento de Estado dos EUA divulgou uma lista com os nomes de 25 organizações estrangeiras consideradas terroristas pelo país. Na relação, que é renovada a cada dois anos, nenhum grupo foi incluído e dois foram retirados por não terem cometido atentados no período.
A Al Qaeda, rede terrorista liderada pelo milionário saudita Osama bin Laden, acusado pelos EUA de envolvimento nos atentados contra o país, continuou na lista, conforme era esperado.
O grupo, segundo os Estados Unidos, também teria realizado os atos terroristas contra embaixadas norte-americanas na África em 1998, nos quais morreram 224 pessoas, e o atentado contra o destróier USS Cole, que deixou 17 mortos.
O Movimento Islâmico do Uzbequistão, o Jihad Islâmico e o Gama'a al Islamia, ambos do Egito, o Grupo Islâmico Armado, da Argélia, o Harakat ul Mujahidin, que atua na região da Caxemira (Índia) e o Abu Sayyaf, das Filipinas, também teriam relação com Bin Laden.
Entre os grupos mais conhecidos no Oriente Médio estão incluídos o Hizbollah, o Hamas, a Frente Popular para a Libertação da Palestina e a Jihad Islâmica palestina. Os grupos israelenses Kahane Chai e Kach, que se fundiram, passaram a integrar a lista sob um único nome.
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), o ETA, da Espanha, e o IRA, da Irlanda,do Norte são outros grupos conhecidos que estão na lista. O Exército Vermelho Japonês e o Movimento Revolucionário Tupac Amaru (MRTA), do Peru, foram retirados da lista.
Segundo a Constituição americana, os cidadãos do país não podem apoiar os grupos da lista.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Finlândia vaza nomes de suspeitos por engano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.