São Paulo, segunda-feira, 06 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SÍNODO

Papa alerta para "falta de Deus" na sociedade moderna

DA REDAÇÃO

No discurso de abertura da 12ª Assembléia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos -que reúne 253 religiosos do mundo inteiro-, em Roma, o papa Bento 16 alertou para a perda da influência do cristianismo em países que, em outros tempos, foram "ricos em fé e vocações".
O pontífice disse que a "falta de Deus" na cultura moderna resulta em uma sociedade mais confusa e dividida, levando nações a perderem a sua identidade. "Há quem, ao decidir que Deus está morto, se declare "deus" e dono absoluto do mundo."
A missa de inauguração foi celebrada na basílica de São Paulo, ontem de manhã, mas as atividades começam hoje e seguem até o dia 26, com o tema "A palavra de Deus na vida e na missão da igreja".
Segundo o documento sobre o qual o sínodo trabalha, a igreja está preocupada com o desconhecimento da Bíblia por parte dos fiéis, o que pode levar a interpretações "fundamentalistas" ou equivocadas. Um dos objetivos será decidir como corrigir esse desconhecimento.
A assembléia não terá participação de bispos chineses, já que a Santa Sé e Pequim não chegaram a um acordo para que eles pudessem sair do país. Mas estarão presentes o cardeal arcebispo de Hong Kong, Joseph Zen Ze-kium, e o bispo de Macau, José Lai Hung-Seng. Ambas são Regiões Administrativas Especiais da China.

Maratona na TV
Em evento de apoio ao sínodo dos bispos, segundo suas próprias palavras, ontem Bento 16 abriu a maratona de leitura "A Bíblia dia e noite", transmitida pela televisão pública italiana RAI.
O papa fez a leitura de um trecho do Gênesis. Durante a maratona, que vai até sábado, mais de 1.200 pessoas se revezarão em leituras do Velho e do Novo Testamento -dia e noite. A participação do papa foi feita a partir do Vaticano.
A maioria dos outros convidados fará a leitura da Basílica de Santa Cruz de Jerusalém, em Roma.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Britânico diz que Otan não vencerá no Afeganistão
Próximo Texto: Ásia Central: Rice visita Cazaquistão e nega competição local com Rússia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.