São Paulo, segunda-feira, 06 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Tribunal foi instituído pelos EUA

DA REDAÇÃO

O tribunal especial penal que julgou Saddam Hussein foi criado em 2003 por decreto do então administrador americano no Iraque, Paul Bremer, especialmente para julgar os crimes referentes ao regime do ex-ditador e de seu partido, o Baath.
O iraquiano Salem Chalabi foi designado para pôr o tribunal em movimento, escolher seus funcionários, oficiais de justiça, juízes e magistrados -tudo pago pelos EUA, a um custo de US$ 140 milhões.
O painel de cinco juízes que acompanhavam as audiências foi treinado pelos americanos, mas o julgamento seguiu os preceitos legais iraquianos. Não foi instituído um júri.
A população seguiu em peso, pela TV, as audiências; porém, eram transmitidas com um atraso de 20 minutos para que eventuais bravatas de Saddam pudessem ser censuradas.
Ao contrário da maioria dos tribunais internacionais, Saddam foi julgado por seus próprios compatriotas, o que levantou críticas sobre a possibilidade de que viesse a ter um processo imparcial.
O assassinato de três advogados de defesa de Saddam, a fuga de um quarto, a substituição do juiz que liderava o julgamento no processo e a intimidação de testemunhas também suscitaram críticas.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.