São Paulo, quinta-feira, 07 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Análise

Moderados definiram voto republicano

ANDREA MURTA
DA REDAÇÃO

A disputa entre conservadores e moderados deu a tônica do embate entre os pré-candidatos republicanos na Superterça.
O maior vencedor da noite, John McCain, abocanhou largas fatias de eleitores das prévias republicanas "um pouco conservadores", moderados ou mais à esquerda, segundo pesquisas preliminares em 16 Estados divulgadas pelo site "Politico.com" e pela CNN. Já os "muito conservadores", que se ressentem das posições menos duras de McCain no campo social, mostraram preferir Romney.
McCain também ganhou entre os independentes, mas eles foram menos influentes ontem: três quartos dos votos republicanos foram de membros do partido.
Ao lado de Mike Huckabee, o ex-governador de Massachusetts foi o mais forte entre eleitores que se concentraram em valores e na imigração ilegal.
Na Califórnia, com o maior número de delegados em jogo (170), McCain venceu com 70% de todos os votos dos que não são "muito conservadores". Nesse bloco, Romney obteve 57% da preferência.
Ele também ganhou 40% dos votos totais dos eleitores que querem expulsar todos os imigrantes ilegais do país. E apesar de tentar tirar vantagens de sua experiência como empresário, Romney perdeu para McCain entre eleitores que dizem decidir o voto pela economia.
McCain venceu ainda no voto masculino e no dos veteranos. Sua vantagem é mais facilmente vista em Estados republicanos com menor influência da religião, como Connecticut e Nova Jersey.
As cinco vitórias de Huckabee foram impulsionadas pela religião -ele é ex-pastor batista- e pelo conservadorismo social.
Ele ganhou na região conhecida como "cinturão bíblico" e, na faixa majoritária de eleitores que vão à igreja mais de uma vez por semana, conquistou no mínimo 48% dos votos (em Arkansa, o índice chegou a 75%). "Estes Estados religiosos não confiam em McCain e não gostam de Romney por ele ser mórmon. Não há alternativa para eles a não ser Huckabee", diz Alexander Keyssar, analista político da Universidade Harvard.

Texto Anterior: Plataforma: Militarismo e recuo sobre imigração
Próximo Texto: Artigo: Uma noite em que não houve nocautes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.