UOL


São Paulo, sexta-feira, 07 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bush perderia eleição hoje, mostra pesquisa

DA REDAÇÃO

O presidente dos EUA, George W. Bush, poderia não ser reeleito presidente se a escolha de seu sucessor ocorresse agora, segundo pesquisa de opinião do Instituto da Universidade de Quinnipiac (Connecticut) divulgada ontem.
Segundo o levantamento, realizado entre 26 de fevereiro e 3 de março, 48% dos eleitores votariam no candidato democrata e 44% reelegeriam Bush (republicano) se a eleição presidencial de 2004 acontecesse hoje. A pesquisa ouviu 1.232 eleitores, com margem de erro de 2,8 pontos percentuais para cima ou para baixo.
Bush deverá se recandidatar em 2004. Nove democratas já anunciaram suas pré-candidaturas à vaga democrata, mas as primárias só ocorrerão no ano que vem.
Embora 53% dos entrevistados tenham aprovado o desempenho do presidente, contra 39% que desaprovaram, apenas 9% afirmaram estar "muito satisfeitos" com o rumo do país. Já 35% disseram estar "mais ou menos satisfeitos", 28%, "mais ou menos insatisfeitos", e 26%, "muito insatisfeitos".
Para 31% dos eleitores consultados, o principal problema dos EUA é a possibilidade de uma guerra contra o Iraque; 27% escolheram a economia americana e 14% elegeram o terrorismo.
Desde o início do governo Bush, a economia mostra sinais de fragilidade. O ex-presidente George Bush (pai do atual presidente) não conseguiu se reeleger em 1992 (o candidato democrata, Bill Clinton, o derrotou) devido ao mau desempenho econômico do país naquela época, apesar da vitória da coalizão liderada pelos EUA na Guerra do Golfo, em 1991.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Análise: Pior cenário possível se concretiza
Próximo Texto: China se alinha aos opositores à guerra
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.