São Paulo, quinta, 7 de maio de 1998

Texto Anterior | Índice

COLÔMBIA
Ministro diz que país está em guerra

das agências internacionais

O ministro da Defesa da Colômbia, Gilberto Echeverri, afirmou ontem que seu país, palco de intensa atividade de grupos subversivos, está em guerra, mas não quer se convencer disso.
Segundo Echeverri, os colombianos estão "sempre buscando a quem culpar pela violência". "O problema é que não nos sentamos juntos para decidir como atuar a fim de corrigir o que está ocorrendo", acrescentou.
O ministro afirmou ainda que o Exército colombiano não tem capacidade para combater os grupos armados em conflito.
"A tropa que temos não é suficiente para fazer frente a essa loucura coletiva. Não somos capazes de chegar a todos os refúgios dos 1,14 milhão de quilômetros quadrados do país", disse.
Echeverri deu as declarações para responder a acusações de incompetência do Exército, principalmente em relação a um recente massacre em Puerto Alvira (região central), do qual os militares haviam sido avisados. Na segunda, 17 agricultores foram mortos no local por um grupo paramilitar.
"Não se pode acusar a força pública de ineficiência, mas de incapacidade", disse.



Texto Anterior | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.