São Paulo, sábado, 07 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VENEZUELA

Forças Armadas lançam mísseis de caças russos em exercício

DA EFE

Em operação conjunta da Marinha e da Aeronáutica, a Venezuela lançou pela primeira vez mísseis a partir de caças russos Sukhoi-30 e de uma fragata, em um exercício militar "para demonstrar a capacidade operacional e de defesa das Forças Armadas", segundo o Ministério da Defesa.
O treino foi realizado na ilha de La Orchila, no mar do Caribe, e televisionado pelo canal estatal VTV.
A ilha é o local que foi sobrevoado em 17 de maio por um avião dos Estados Unidos, sem autorização venezuelana, o que gerou protesto de Caracas a Washington por violação de espaço aéreo.
Com a alta do preço do petróleo, do qual é grande exportadora, a Venezuela pôde aumentar a compra de armamento russo e chinês.
Washington criticou as aquisições, argumentando que isso desestabilizaria a região. A Venezuela comprou os jatos russos depois que os EUA impediram a compra de aviões da brasileira Embraer, que possuíam tecnologia americana.


Texto Anterior: Carter medeia acordo entre Quito e Bogotá
Próximo Texto: Sucessão nos EUA / republicano à deriva: McCain defende grampo não autorizado, diz assessor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.