São Paulo, terça-feira, 07 de junho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vulcão chileno fecha aeroportos e isola sul da Argentina

Estações de esqui de Bariloche foram afetadas; nuvem de cinzas vulcânicas pode chegar ao sul do Brasil

Ivan Alvarado - 5.jun.2011/Reuters
Raios partem de nuvem de cinzas expelidas no complexo vulcânico de Puyehue, no Chile

LUCAS FERRAZ
DE BUENOS AIRES

A erupção de um vulcão no sul do Chile, no fim de semana, deixou ilhadas várias cidades do sul da Argentina, como a turística Bariloche, e causou o fechamento de ao menos sete aeroportos na região, até quinta-feira.
A nuvem de cinzas do complexo vulcânico Puyehue viajou quilômetros, atingindo ontem 7 das 23 províncias da Argentina.
Nesta madrugada, a previsão era que as cinzas chegassem a Buenos Aires. Elas podem atingir o Rio Grande do Sul nos próximos dias.
As estações de esqui da região de Bariloche ficaram cobertas de cinzas duas semanas antes da abertura da temporada de férias -quando começa a maioria dos pacotes turísticos de operadoras brasileiras.
Além do espaço aéreo, as estradas que dão acesso a Bariloche também foram cortadas. Apenas um turista brasileiro está isolado em Bariloche, de acordo com informações do consulado do Brasil na Argentina.

CHILE
Autoridades chilenas decretaram alerta máximo nas cidades próximas ao vulcão, e várias famílias foram retiradas de suas casas porque gases tóxicos e pedras estão sendo lançadas na atmosfera. A fumaça também aumentou a incidência de raios.
Não há informações sobre brasileiros na região.


Texto Anterior: Análise: Demanda chinesa sustenta novo ciclo de nacionalismo
Próximo Texto: Saiba mais: Fumaça que a erupção emitiu provocou raios
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.