São Paulo, quarta-feira, 07 de julho de 2004

Texto Anterior | Índice

IGREJA CATÓLICA

Abusos fazem diocese pedir concordata

DA REDAÇÃO

A arquidiocese católica de Portland, no Estado do Oregon (Costa Oeste dos EUA), anunciou que pedirá concordata por não ter como pagar indenizações de abuso sexual envolvendo padres.
Com a decisão, Portland torna-se a primeira arquidiocese a pedir concordata em conseqüência do escândalo de pedofilia e abuso sexual que atingiu a Igreja Católica dos EUA nos últimos anos. Boston, uma das mais atingidas, considerou adotar a medida, mas optou por vender propriedades.
A igreja de Portland já pagou cerca de US$ 53 milhões a pessoas que afirmam ter sido abusadas por padres, mas dezenas de outras ações estão pendentes.
"O pote de ouro está bem, bem vazio", disse o arcebispo de Portland, John Vlazny. "Nós continuaremos nossa luta para obrigar a arquidiocese a aceitar a culpa por seus crimes", afirmou James Devereaux, autor de uma ação.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Comissão do 11/9 contradiz Cheney
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.