São Paulo, quarta-feira, 07 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AJUDA HUMANITÁRIA

ONGs buscam em Brasília apoio para 2ª viagem a Gaza

DE SÃO PAULO - Um mês após o ataque israelense à frota que tentava furar o bloqueio marítimo a Gaza, que resultou em nove mortes, representantes de ONGs internacionais pró-palestinos se reúnem hoje em Brasília para levantar fundos e recrutar candidatos para uma segunda operação.
Os organizadores da "Flotilha da Liberdade 2" esperam obter apoio dos parlamentares brasileiros para mais uma tentativa de furar o bloqueio.
O deputado federal Nilson Mourão (PT-AC), criador do Grupo Parlamentar Brasil-Países Árabes, é um dos parlamentares interessados em integrar a segunda frota.
Em 31 de maio, uma ação de Israel contra um dos navios da frota que rumava com mantimentos e cerca de 700 ativistas para Gaza -mas ainda em águas internacionais- deixou nove mortos e 60 feridos.
A primeira frota foi organizada por uma ONG turca (IHH) que, depois de ter sido acusada de envolvimento com grupos terroristas, retirou-se da linha de frente para evitar agravar ainda mais as tensões entre Turquia e Israel.


Texto Anterior: Análise: Políticos dos EUA enfrentam problemas internos para falar duro com Israel
Próximo Texto: UE impõe veto a aviões de estatal iraniana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.