São Paulo, domingo, 07 de outubro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

HISTÓRIA

Hitler foi homossexual na juventude, afirma livro de professor alemão
O líder nazista Adolf Hitler era homossexual, afirma o historiador da Universidade de Bremen (Alemanha) Lothar Macthan, em um livro que será lançado na próxima terça em 12 países e será motivo de uma série de debates na Feira de Frankfurt.
"Podemos dizer que Hitler manteve relações até o final dos anos 20 que foram qualificadas de homossexuais pelos seus contemporâneos", disse o autor do livro "Hitler Geheimnis - Das Doppelleben eines Diktators" (O Segredo de Hitler - A Vida Dupla de um Ditador). Nessa época Hitler viveu em uma residência de jovens.
A partir de 1930, o líder nazista "se sentiu muito vulnerável devido a esse passado e sempre tentou escondê-lo", diz.
Segundo o historiador, "Hitler se ocupou muito particularmente da morte do chefe das SA (tropa de choque nazista) Ernst Roehm, homossexual declarado, porque ele teria informações sobre o seu passado".
De acordo com o historiador, no entanto, não há provas claras e juridicamente irrefutáveis de que Hitler era homossexual. Machtan é professor de História do século 20 na Universidade de Bremen desde 1989, e autor de uma obra de muito êxito, escrita em 1998, sobre o líder da unificação alemã, no século 19, Otto von Bismarck. A afirmação de que Hitler era homossexual está causando uma série de debates na Alemanha.


Texto Anterior: Vizinho: Armas entram pelo Tadjiquistão
Próximo Texto: Morte: Viúva de Oskar Schindler morre aos 94 anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.