UOL


São Paulo, sexta-feira, 07 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRISIONEIRA DE GUERRA

Relato faria parte de livro sobre a recruta

Livro diz que Jessica Lynch foi estuprada

DA REDAÇÃO

O livro sobre a ex-prisioneira de guerra americana no Iraque e recruta da reserva Jessica Lynch revela que, segundo a mídia americana, ela foi estuprada por quem a capturou.
O livro sobre a captura dela será lançado na terça-feira. Registros médicos citados na obra indicam que Lynch, 20, foi estuprada, segundo publicou o jornal "Daily News", que teria conseguido uma cópia do livro. Uma apresentadora da rede de TV ABC também afirmou que a obra diz que houve o estupro.
"São citados registros médicos de que ela foi vítima de estupro com sodomia", disse Diane Sawyer, que entrevistou a recruta e a família dela. "Eles disseram que decidiram contar a verdade, e não parte dela."
Autoridades já disseram que a recruta não se lembra do que aconteceu ao ser capturada em 23 de março, quando o comboio em que estava foi atacado.
Lynch foi resgatada por tropas americanas no dia 1º de abril, num hospital de Nassiriah. Os EUA divulgaram na ocasião que ela havia lutado antes de ser capturada, o que relatos posteriores negaram. Funcionários do hospital também disseram que não foi oferecida resistência ao resgate. Lynch se casará com um sargento americano em junho.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Poloneses sofrem primeira baixa em ataque
Próximo Texto: Espanha: Príncipe fica noivo de plebéia divorciada
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.