São Paulo, sábado, 07 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Índice

CLIMA

Tempestades em vários Estados americanos causam queda de energia, congestionamentos e temperaturas de -10ºC

Mortos em 3 dias de nevascas nos EUA chegam a 22

DA REDAÇÃO

Ao menos 22 pessoas morreram e milhões ficaram sem energia elétrica devido às nevascas que vêm atingindo a Costa Leste dos EUA desde quarta-feira. As tempestades reduziram a temperatura para -10C, derrubaram árvores e criaram camadas de neve de até 30 cm nas grandes cidades. Muitos aeroportos, estradas e colégios foram fechados.
Uma mulher da Virgínia morreu de frio, depois que seu carro deslizou para fora da pista coberta de gelo e ficou preso na neve.
Cerca de 3.000 pessoas tiveram de passar a noite no aeroporto Charlotte-Douglas, na Carolina do Norte; no aeroporto Ronald Reagan, de Washington, os vôos estiveram suspensos durante boa parte do dia de ontem; e os aeroportos de Nova York e Nova Jersey também ficaram fechados.
"Temos batidas de carro por toda parte", afirmou um sargento da polícia da Virgínia. "Está horrível lá fora, quase bati o carro duas vezes para chegar à estação de trens", disse Errol Carter, um advogado de Edison, Nova Jersey.
Os seguidos acidentes criaram vários congestionamentos nas estradas da região. As linhas de ônibus estavam circulando com bastante atraso. As de trem, com excesso de passageiros, tiveram de aumentar o número de viagens.
As escolas foram fechadas em grande parte de vários Estados, como Carolinas do Norte e do Sul, Pensilvânia, Virgínia, Delaware, Nova York, Connecticut, Nova Jersey, Maryland, Missouri, Arkansas, Tennessee e Kentucky. O simples trajeto dos alunos até as escolas já representava perigo.
As tempestades de neve nas Carolinas do Norte e do Sul foram as mais severas, deixando quase 2 milhões de pessoas sem eletricidade. Os dois Estados declararam estado de emergência.
"Árvores continuam caindo e se enroscando nas nossas linhas de transmissão de energia", disse Mike McCracken, da Carolina Power & Light. A meteorologia prevê que as tempestades devam amainar nos próximos dias.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Religião: Escândalo sexual virou negócio, acusa igreja
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.