UOL


São Paulo, sábado, 08 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dossiê britânico contra Saddam plagiou tese

DA REUTERS

O premiê britânico, Tony Blair, foi acusado ontem de usar os mesmos truques de propaganda de Saddam Hussein após a descoberta de que trechos de seu "dossiê de inteligência" sobre o Iraque foram plagiados de trabalhos acadêmicos.
O dossiê, publicado nesta semana num site do governo, diz que o Iraque havia montado uma grande campanha para enganar e intimidar os inspetores de armas da ONU.
O documento, o último de uma série sobre a suposta ameaça de Saddam e em favor de uma possível ação militar liderada pelos EUA, foi citado até pelo secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, em sua apresentação no Conselho de Segurança da ONU, na quarta-feira.
Ele estaria baseado em "várias fontes, incluindo material de inteligência". Mas, ontem, funcionários do governo admitiram que trechos inteiros foram tirados -palavra por palavra, incluindo erros gramaticais- de uma tese acadêmica.
Políticos e acadêmicos acusaram Blair de enganar o público e disseram que o caso levantava dúvidas sobre a credibilidade de toda a argumentação contra o Iraque.
Um porta-voz de Blair afirmou ontem que o documento era fundamentalmente preciso e disse que ninguém podia contestar seu argumento central, de que o Iraque estaria tentando enganar os inspetores da ONU.
"Em retrospecto, nós deveríamos, para evitar qualquer confusão, ter anunciado quais partes vieram de fontes públicas e quais vieram de outras fontes", disse.
O Reino Unido também havia sido criticado por seu dossiê anterior sobre o Iraque -um texto publicado em dezembro sobre violações aos direitos humanos.
O grupo de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional acusou o governo britânico de levantar casos de abusos que haviam sido ignorados pelo Reino Unido nos anos 80, quando o Iraque lutava uma guerra contra o Irã, que durou oito anos.


Texto Anterior: Iraque na mira: França, China e Rússia rejeitam resolução
Próximo Texto: EUA querem fim de processo no meio de março
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.