UOL


São Paulo, sábado, 08 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Iraque abre locais que Powell citou na ONU

DA REDAÇÃO

O governo iraquiano levou ontem jornalistas estrangeiros para visitar locais apontados como pontos de montagem e testes de mísseis pelo secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, em seu discurso de quarta-feira na ONU. O objetivo, segundo Bagdá, é mostrar que as instalações estão sob vigilância da ONU há meses e que as acusações são infundadas.
Os inspetores de armas, que retomaram em novembro seu trabalho no Iraque, suspenso desde 1998, não relataram até agora ter encontrado nenhum indício de violação das resoluções que proíbem o desenvolvimento de armas de destruição em massa pelo país.
"Nós mostramos toda a cooperação com os inspetores, que vieram diversas vezes", afirmou Ali Jassim, gerente da instalação de teste de motores para mísseis de Al Rafah, a 40 km de Bagdá. "Eles não encontraram nenhum problema", disse. Os iraquianos dizem que somente mísseis permitidos são testados no local.
Num segundo local, uma instalação de montagem de mísseis, o diretor afirmou que as declarações de Powell sobre o local eram "somente mentiras". Powell havia mostrado uma foto de satélite, de novembro, indicando movimentações suspeitas no local, a 60 km de Bagdá, poucos dias antes do reinício das inspeções da ONU.
Segundo o diretor, os inspetores da ONU estiveram dez vezes no local desde novembro e não encontraram nada de errado.
Ontem, o governo americano anunciou o fechamento de seu escritório de interesse em Bagdá, último vínculo diplomático entre os dois países.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Chefes dos inspetores voltam hoje ao Iraque
Próximo Texto: Guerra será rápida, calcula Rumsfeld
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.