São Paulo, quarta-feira, 08 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Construções e subsolo erosivo de Áquila agravaram a tragédia

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A tragédia em Áquila, a cidade mais afetada pelo terremoto de anteontem, foi agravada porque ela está construída sobre um lago sedimentado e é repleta de edificações antigas e despreparadas para suportar abalos, segundo especialistas.
Construções feitas sobre sedimentos estão a perigo porque "os sedimentos se erodem em caso de vibrações fortes", explicou à Folha o vulcanólogo Maurizio Battaglia, professor-visitante da Universidade de Roma e autor de um estudo de 2004 sobre as placas tectônicas na região onde está a Itália.
John Whalley, palestrante em geociências da Universidade de Portsmouth (Reino Unido), cita ao jornal "Independent" estudo de 2005 alertando que o subsolo de Áquila tem sedimentos frágeis, que amplificam vibrações sísmicas.
O outro agravante é que a Itália tem cerca de 80 mil edifícios públicos que não cumprem com padrões antissísmicos, diz Rui Pinho, do Centro Europeu para Treinamento e Pesquisas em Engenharia de Terremotos.
A Itália tem leis de construção antissísmica datadas de 1970 e 2003. Mas é muito difícil reforçar estruturas de construções centenárias, feitas de pedra e tijolo. "As edificações italianas são muito vulneráveis", destaca Pinho ao "Financial Times". Segundo ele, em locais de infraestrutura adequada, como a Califórnia (EUA), o abalo de anteontem não teria sido tão devastador.
A Itália está numa zona de risco contínuo, onde se encontram as placas tectônicas Eurasiática, Africana e a microplaca Adriática, além de outras microplacas menores. "Há evidências de terremotos [ali] desde a época do Império Romano", aponta Battaglia.
Mas ele volta a ressaltar que era impossível prever o sismo de anteontem. "É um fenômeno caótico, sem um padrão", diz o italiano. "O que pode ser feito é monitorar as atividades geológicas, mapear os riscos sísmicos e manter um protocolo de ações em caso de abalos."
(PAULA ADAMO IDOETA)


Texto Anterior: Berlusconi insta desabrigados a irem à praia
Próximo Texto: Protestos após pleito matam 1 e ferem 50 na Moldova
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.