São Paulo, sábado, 08 de maio de 2004

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DIETA GASOSA

Fabricantes irão lançar nos EUA refrigerantes com metade do açúcar e das calorias das versões tradicionais

Coca e Pepsi investem contra carboidratos

DA REDAÇÃO

De olho em um mercado cada vez mais hostil aos carboidratos, a Coca-Cola e a Pepsi vão lançar nos EUA versões de seus principais refrigerantes que, as empresas dizem, terão o mesmo gosto, mas somente a metade do açúcar, dos carboidratos e das calorias.
A C2, da Coca, e a Edge, da Pepsi, que devem chegar ao mercado no próximo verão americano (junho), têm como público potencial as pessoas que não querem as calorias dos refrigerantes tradicionais, mas não gostam do sabor das versões diet. Não há previsão de lançamento no Brasil.
A Pepsi, que estima conseguir cativar 60 milhões de consumidores com o novo produto, tem ao mesmo tempo a intenção de impedir que eles troquem a bebida gasosa por concorrentes como chás e sucos.
Os novos refrigerantes contêm o xarope de milho de alta frutose padrão, mas em quantidades menores. Para garantir o gosto doce, os fabricantes acrescentaram sucralose, um adoçante artificial derivado do açúcar sem calorias e sem carboidratos.
A Pepsi diz que uma lata de seu tradicional refrigerante contém 41 gramas de açúcar, 41 gramas de carboidratos e 150 calorias, enquanto a Edge vem com apenas 20 gramas de açúcar, outras 20 gramas de carboidratos e somente 70 calorias.
Para John Sicher, editor e publisher da revista especializada "Beverage Digest", os lançamentos refletem uma mudança que vem ocorrendo nas preferências do público consumidor. Os americanos, às voltas com uma epidemia de obesidade (60% da população está acima do peso), estão cada vez mais se preocupando em ingerir menos calorias.
Dietas como a criada por Robert Atkins, que cortam radicalmente o consumo de carboidratos (encontrados em frutas e alimentos com trigo), atravessam um momento de bastante popularidade.
A atual febre em torno dos carboidratos levou a rede de lanchonetes Burger King a lançar há poucos meses um hambúrguer sem pão (a carne é servida em uma embalagem plástica, envolta em alface).

"Low carb"
Outras redes menores seguiram o exemplo pouco depois. Nas prateleiras dos supermercados americanos, há uma enxurrada de produtos com etiquetas anunciando "low carb" (baixo nível de carboidratos). Os produtos rotulados vão de sucos a refeições congeladas.
A Hershey criou novos doces e uma cobertura de chocolate para sorvetes com a metade dos carboidratos. A Kellog's fez uma nova versão do cereal Special K. "Os consumidores estão procurando por um estilo de vida "low carb'", afirma Mike Greene, executivo da empresa.


Com a Associated Press


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