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DIETA GASOSA
Fabricantes irão lançar nos EUA refrigerantes com metade do açúcar e das calorias das versões tradicionais
Coca e Pepsi investem contra carboidratos
DA REDAÇÃO
De olho em um mercado cada
vez mais hostil aos carboidratos, a
Coca-Cola e a Pepsi vão lançar
nos EUA versões de seus principais refrigerantes que, as empresas dizem, terão o mesmo gosto,
mas somente a metade do açúcar,
dos carboidratos e das calorias.
A C2, da Coca, e a Edge, da Pepsi, que devem chegar ao mercado
no próximo verão americano (junho), têm como público potencial
as pessoas que não querem as calorias dos refrigerantes tradicionais, mas não gostam do sabor
das versões diet. Não há previsão
de lançamento no Brasil.
A Pepsi, que estima conseguir
cativar 60 milhões de consumidores com o novo produto, tem ao
mesmo tempo a intenção de impedir que eles troquem a bebida
gasosa por concorrentes como
chás e sucos.
Os novos refrigerantes contêm
o xarope de milho de alta frutose
padrão, mas em quantidades menores. Para garantir o gosto doce,
os fabricantes acrescentaram sucralose, um adoçante artificial derivado do açúcar sem calorias e
sem carboidratos.
A Pepsi diz que uma lata de seu
tradicional refrigerante contém 41
gramas de açúcar, 41 gramas de
carboidratos e 150 calorias, enquanto a Edge vem com apenas
20 gramas de açúcar, outras 20
gramas de carboidratos e somente 70 calorias.
Para John Sicher, editor e publisher da revista especializada
"Beverage Digest", os lançamentos refletem uma mudança que
vem ocorrendo nas preferências
do público consumidor. Os americanos, às voltas com uma epidemia de obesidade (60% da população está acima do peso), estão
cada vez mais se preocupando em
ingerir menos calorias.
Dietas como a criada por Robert
Atkins, que cortam radicalmente
o consumo de carboidratos (encontrados em frutas e alimentos
com trigo), atravessam um momento de bastante popularidade.
A atual febre em torno dos carboidratos levou a rede de lanchonetes Burger King a lançar há
poucos meses um hambúrguer
sem pão (a carne é servida em
uma embalagem plástica, envolta
em alface).
"Low carb"
Outras redes menores seguiram
o exemplo pouco depois. Nas prateleiras dos supermercados americanos, há uma enxurrada de
produtos com etiquetas anunciando "low carb" (baixo nível de
carboidratos). Os produtos rotulados vão de sucos a refeições
congeladas.
A Hershey criou novos doces e
uma cobertura de chocolate para
sorvetes com a metade dos carboidratos. A Kellog's fez uma nova versão do cereal Special K. "Os
consumidores estão procurando
por um estilo de vida "low carb'",
afirma Mike Greene, executivo da
empresa.
Com a Associated Press
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