São Paulo, domingo, 08 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Envelhecimento da população já começa a afetar os chineses

Salários no país começam a subir devido à falta de mão de obra

DE PEQUIM

Embora seja um país em desenvolvimento, a China está envelhecendo rapidamente, gerando problemas comuns às nações mais ricas da Ásia, como Japão e Coreia do Sul.
A mudança demográfica terá forte impacto na economia por meio de aumento dos salários e redução do ritmo de crescimento, segundo um assessor econômico do governo.
"A falta de trabalhadores rurais migrantes desde 2004 não é pontual, mas o sinal de um grande divisor de águas -uma tendência de transformação", escreveu Ba Shusong, do Conselho Estatal de Desenvolvimento, que assessora o governo, em artigo para o "Diário da Informação Econômica".
Na avaliação de Ba, a China já está numa etapa na qual os salários começam a subir rapidamente devido à falta de mão de obra.
Os riscos, diz o economista, são o aumento da pressão inflacionária e a diminuição do crescimento.
O artigo foi publicado dias depois da divulgação dos primeiros números do Censo 2010 chinês.
O levantamento revelou uma redução de 6,3 pontos percentuais na população que tem até 14 anos, enquanto os chineses maiores de 60 anos aumentaram 3 pontos percentuais, chegando a 13,3% dos habitantes. (FABIANO MAISONNAVE)

Com a Reuters


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: População de classe média representa um terço da África
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.