São Paulo, domingo, 08 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Empresários temem frieza de Dilma com Chávez

Relação distante seria ruim, dizem brasileiros que investem na Venezuela

Presidente chegará a Brasília depois de amanhã para a primeira reunião bilateral com a presidente brasileira

FLÁVIA MARREIRO
DE CARACAS

Dilma Rousseff receberá o colega venezuelano, Hugo Chávez, em Brasília depois de amanhã, em um primeiro encontro bilateral que provoca ansiedade em empresários brasileiros. Um grupo deles teme que o estilo da presidente brasileira "esfrie" os elos com Caracas.
A relação política e comercial entre os países teve seu ápice no governo anterior, e os empresários atribuem parte do êxito à boa química entre Lula e Chávez.
Em 2010, o Brasil acumulou US$ 3,8 bi em superavit no comércio bilateral. A Venezuela sozinha foi responsável por 18% do saldo anual da balança brasileira.
Os empresários contavam com as reuniões presidenciais para fazer chegar diretamente a Chávez queixas sobre atrasos nos pagamentos por Caracas e para dar impulso a projetos bilaterais.
"Preferíamos que essa reunião tivesse acontecido antes. A última bilateral foi em agosto e esse intervalo cria um vácuo que não é bom", diz que José Marcondes, da Câmara Brasil-Venezuela.
A diplomacia brasileira rebate o temor dos empresários e diz que o estilo de Dilma -menos afeita aos discursos com críticas abertas aos EUA- não significará alteração de rumo ou ênfase.
Já a contraparte venezuelana ironiza e diz que os comentários sobre a suposta antipatia da presidente não passam de torcida.
Uma evidência de que não haverá esfriamento, diz a parte brasileira, é a manutenção, pela presidente, do esquema de reuniões trimestrais do governo anterior.
A primeira reunião entre Dilma e Chávez esbarrará num impasse que se arrasta desde 2009: a definição da participação da estatal venezuelana PDVSA na parceria com a Petrobras para a construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco.


Texto Anterior: Luiz Carlos Bresser-Pereira: China: copiar sem se submeter
Próximo Texto: Candidatos à eleição no Peru tentam vincular imagem a Lula
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.