São Paulo, quinta-feira, 08 de junho de 2006

Texto Anterior | Índice

Agência européia libera uso de Prozac para crianças de oito anos

Órgão diz que uso de antidepressivo deve ser feito conjugado com terapia

DA REPORTAGEM LOCAL

A Agência Européia de Medicamentos anunciou ontem que o antidepressivo Prozac pode ser receitado para crianças a partir dos oito anos porque, segundo estudo do próprio órgão, os benefícios são maiores que os eventuais riscos que o medicamento pode trazer. No Brasil, o remédio já é ministrado em crianças, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria.
Segundo a agência, o uso do antidepressivo deve ser feito por crianças sempre acompanhado de psicoterapia regular. O Prozac, nome comercial da fluoxetina, faz parte dos remédios conhecidos como Inibidores Seletivos de Recaptação de Serotonina (ISRS) e, entre crianças, atua no tratamento de patologias como depressão, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), ansiedade e transtornos alimentares como anorexia e bulimia.
Pesquisas de anos anteriores concluíram que o uso desse tipo de medicamento pode estar associado a tendências suicidas. Mas o estudo da agência européia considera que esses são efeitos menores diante das vantagens do uso do medicamento para uma criança com quadro clínico de depressão.
O órgão pede, no entanto, que a fabricante do Prozac, a Eli Lilly, promova pesquisas para apurar o impacto do remédio em crianças -principalmente em relação ao seu desenvolvimento sexual- e que médico e o paciente reconsiderem o tratamento após nove semanas se não houver benefícios clínicos.
Para Fabio Barbirato, chefe do serviço de psiquiatria infantil da Santa Casa do Rio de Janeiro e professor da PUC-RJ, a medicação é necessária, mas sempre conjugada com terapia, para crianças que sofrem de depressão. O médico afirma que o diagnóstico feito por profissionais que lidam especificamente com pacientes nessa faixa etária é essencial. "É preciso identificar a diferença entre pacientes com transtorno unipolar e bipolar. Esses últimos podem sair da depressão e ir para a euforia, apresentando tendências suicidas", disse.
A Eli Lilly no Brasil, em bula aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), contra-indica o uso do Prozac por pacientes menores de 18 anos. (SHIN OLIVA SUZUKI)

Com agências internacionais


Texto Anterior: Imigrantes já chegam a 191 milhões, afirma ONU
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.