São Paulo, quarta, 8 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caso King mudou Los Angeles

da Reportagem Local

A Human Rights diz que a cidade de Los Angeles (Costa Leste) viveu décadas sob o "comportamento brutal" de sua polícia. Para a entidade, havia "atitudes racistas expressas" em todos os níveis policiais.
O comportamento da polícia de Los Angeles só começou a mudar depois da reação da população negra ao espancamento de Rodney King, em 1991, agravada por motins em toda a cidade por causa da absolvição dos policiais acusados da agressão.
Somente depois desses conflitos, dois policiais foram condenados por causa do espancamento. Outros 9.500 membros da polícia de Los Angeles envolvidos em outros tipos de abusos policiais também foram investigados.
Nos últimos anos, o governo criou uma espécie de formulário em que pessoas que se sintam vítimas desse tipo de violência contam os casos de abuso policial.
"Talvez o avanço mais promissor tenha sido o estabelecimento de uma Inspetoria Geral para avaliar as operações da polícia", afirma o dossiê. O responsável por esse órgão publicou três relatórios com medidas para evitar abusos.
Mas ainda há problemas. Relatório de 97 de comissão do governo que apura violência policial constatou falhas na forma como alguns desses casos foram investigados.
O relatório diz que as vítimas de violência policial não são chamadas para depor, enquanto policiais envolvidos nos abusos são autorizados a investigar as acusações.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.