São Paulo, Domingo, 08 de Agosto de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

URUGUAI
Esquerda tenta desbancar poder de blancos e colorados

de Buenos Aires

Pela primeira vez na história do Uruguai, um força política considerada de esquerda tem chances reais de chegar à Presidência, nas eleições de novembro.
O candidato do Encontro Nacional-Frente Ampla (EN-FA), Tabaré Vázquez, está empatado em primeiro lugar com o candidato do partido da situação (Colorado), Jorge Battle. Segundo pesquisa divulgada pela rádio El Espectador, os dois candidatos aparecem com 34% das intenções de voto. Em terceiro lugar, está o candidato do Partido Nacional (Blanco), Luis Alberto Lacalle , com 19%. A pesquisa foi divulgada em meados de julho.
Como regra geral, os blancos e os colorados têm se alternado no poder. No poder executivo, o EN-FA conseguiu eleger apenas o prefeito da capital do país, Montevidéu, duas vezes consecutivas. A última, em 1994.
O EN-FA nasceu em 1971 e congrega uma série de pequenos partidos políticos, cujas orientações ideológicas vão do que é considerado extrema esquerda ao centro. O centro da coligação é o Partido Socialista, liderado por Vázquez.
Na opinião de José Luis Martinez, jornalista do "La República", o aumento do desemprego e da demanda por serviços sociais fez com que Vázquez crescesse no cenário político nacional.
Segundo Martinez, os eleitores reconhecem que o governo de Julio María Sanguinetti, Colorado, conseguiu manter a estabilidade macroeconômica, mas agora estão preocupados com os temas sociais. (AS)


Texto Anterior: Argentina: Oposição amplia vantagem em pesquisa
Próximo Texto: Chile: Lagos pode levar socialistas de volta para a Presidência
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.