São Paulo, sexta-feira, 08 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Imigrantes se rebelam em abrigo espanhol

Centros nas ilhas Canárias estão superlotados; Comissão Européia pede que Espanha receba ajuda

DA REDAÇÃO

Imigrantes detidos num centro de Fuerteventura, nas ilhas Canárias (Espanha), tentaram se rebelar, ferindo levemente cinco policiais que tiveram de intervir, de acordo com o jornal local "La Provincia".
"Voltará a ocorrer porque os centros estão cada vez mais cheios e há poucos policiais. Algum dia, tem de explodir", afirmou o secretário regional da Confederação Espanhola de Policiais, Agustín Brito.
Os cinco centros para imigrantes nas ilhas Canárias têm capacidade para 5.566 pessoas, mas estão com 6.034, segundo o Ministério do Interior.
A Espanha tem enfrentado problemas para lidar com o fluxo maciço de imigrantes africanos para as ilhas Canárias. Só neste mês, já foram interceptados 3.657. O presidente da Comissão Européia, José Manuel Durão Barroso, divulgou ontem carta aos chefes de Estado e de governo da União Européia em que pede "solidariedade" com os espanhóis.
"Desejo chamar vossa atenção sobre este problema urgente e dramático que constitui a imigração clandestina e que exige uma reação imediata e forte do conjunto da União Européia", escreveu. O governo espanhol também tem insistido nos pedidos de colaboração a seus sócios europeus.
A revolta no centro de detenção de El Matorral, que abriga 1.400 imigrantes africanos controlados por apenas oito policiais, aconteceu na noite da última terça-feira, quando os 700 ocupantes de um dos módulos estavam no horário de refeição.
Um deles se voltou contra o que serve de intermediário no contato com as autoridades, porque queria repetir o jantar. O agente que controlava o módulo tentou apartar e se viu cercado. Os outros sete policiais do centro tiveram de intervir para ajudar o colega e sofreram várias agressões. Imigrantes também se feriram sem gravidade.


Com agências internacionais

Texto Anterior: [+] análise: "Outsider" no partido, Blair perdeu magia
Próximo Texto: 11/9 - Cinco anos depois: Europeus atacam Bush por prisões e exigem localização
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.