São Paulo, segunda-feira, 08 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SPD alemão define rival de Merkel

O reformista Frank-Walter Steinmeier é nomeado pelos social-democratas para o pleito de 2009

Partido, que vê ascensão da direita e de novo partido de esquerda, também troca o atual líder esquerdista por um ex-ministro centrista

DA REDAÇÃO

O Partido Social-Democrata Alemão (SPD) deu o primeiro passo para a corrida eleitoral de um ano, nomeando o centrista Frank-Walter Steinmeier para concorrer às eleições gerais de setembro de 2009 e retirando da liderança do partido Kurt Beck, mais à esquerda.
A nomeação de Steinmeier -atual ministro de Relações Exteriores- já era esperada. Mas Franz Müntefering, ex-ministro e nome forte do SPD, também foi cogitado. Ele deverá ser o futuro líder do partido.
Tanto Steinmeier quanto Müntefering estão claramente identificados com as reformas econômicas liberais de Gerhard Schröder. O ex-chanceler -que, em 2005, convocou eleições gerais e perdeu-, culpou à época a oposição interna da esquerda do SPD pela derrota.
Desde as eleições, o SPD e a União Democrata Cristã (CDU) de Angela Merkel compartilham o governo numa "grande coalizão", mas as divergências internas têm crescido dentro do gabinete.
Na sexta-feira, Merkel atacou o SPD por haver "se tornado cada vez menos confiável". E ainda se mostrou favorável a uma futura coalizão com os liberais do FDP -em um cenário em que pesquisas de opinião dão vantagem de 10 pontos do CDU sobre o SPD (36% a 26%). O novo partido A Esquerda, formado por ex-comunistas do Leste e por dissidentes do SPD, aparece com 13%.
O SPD se vê, então, pressionado pelos dois lados do espectro político. Em pouco mais de dois anos de Beck na liderança do partido, a taxa de aprovação da agremiação caiu nove pontos. É a quinta mudança de líder em quatro anos.
Müntefering é considerado pelos setores da esquerda do partido como um político corajoso e capaz de unificar a legenda. Ele deve se tornar um pára-raios para Steinmeier, que concorrerá pela primeira vez a um assento no Parlamento.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Livro sobre golpe mostra a solidão de Allende
Próximo Texto: Saiba mais: Historiador usou arquivos do Itamaraty
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.