São Paulo, terça-feira, 08 de setembro de 2009

Texto Anterior | Índice

COLÔMBIA

Uribe sobe em pesquisa após Congresso aprovar referendo

DA EFE

O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, ainda precisa da aprovação da Justiça para tentar um novo mandato, mas a primeira pesquisa eleitoral realizada após o Congresso autorizar a convocação de um referendo sobre a "re-reeleição" indica vitória de Uribe no primeiro turno caso ele possa ser candidato.
O presidente tem hoje 54,5% das intenções de voto, 7,7 pontos a mais do que na última consulta, em julho.
A lei que convoca a população para decidir sobre a legalidade da segunda reeleição ainda precisa do aval da Corte Constitucional. Para a oposição, não há tempo para viabilizar a candidatura de Uribe nas eleições de maio.
Segundo o instituto Datexco, que ouviu 1.200 pessoas, o principal impulso para o crescimento de Uribe foi a recente disputa retórica com países vizinhos em torno da negociação para permitir o uso de bases colombianas por militares dos EUA.
A onda de críticas externas "despertou um sentimento de solidariedade e nacionalismo" que Uribe soube aproveitar, segundo o jornal "El Tiempo".


Texto Anterior: Venezuela: Governo Chávez abre nova apuração contra TV opositora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.