São Paulo, segunda-feira, 08 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Assassinato em Gaza faz crescer medo de cristãos

Corpo de Rami Ayyad, dono de livraria, apareceu na rua com um tiro na cabeça

Desde que Hamas passou a controlar a região, em junho, cristãos se sentem ameaçados; eles são 3.400 entre 1,4 mi muçulmanos

DA REDAÇÃO

O assassinato de um palestino cristão ontem aumentou o medo que a minúscula comunidade cristã sente na faixa de Gaza. Há 3.200 cristãos -entre 1,4 milhão muçulmanos-, que afirmam se sentir inseguros desde que o grupo radical islâmico Hamas passou a controlar a região. Nenhum grupo reivindicou a autoria do crime.
O corpo de Rami Khader Ayyad, 32, foi encontrado na rua. Diretor da única livraria cristã do território, ele estava desaparecido desde a tarde de sábado. Tinha um tiro na cabeça e também foi esfaqueado. Sua loja, a Livraria do Professor, é associada ao grupo cristão Sociedade Bíblica Palestina.
Pai de dois filhos, Ayyad já tinha recebido ameaças de morte. Em abril, uma bomba explodiu na livraria.
A maioria dos palestinos cristãos é ligada à Igreja Ortodoxa Grega, mas Ayyad era protestante batista.
Ismail Haniyeh, líder do Hamas, disse que o movimento "não permitirá que ninguém sabote" a relação muçulmana-cristã em Gaza. Haniyeh era premiê até junho, quando o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, o afastou do cargo e nomeou um político ligado a seu partido, o secular Fatah.
Na sexta-feira, Ayyad percebeu que estava sendo seguido por um carro sem placas. No dia seguinte, foi seqüestrado, mas chegou a ligar para sua família. "Ele disse que ia ficar com "eles" por mais duas horas e que, se não voltasse [até lá], não voltaria por um longo, longo tempo", disse sua mãe, Anisa.
Quando o Hamas assumiu o controle de Gaza, expulsando do território os militantes do Fatah, um convento católico foi saqueado. Ayyad foi enterrado num cemitério ortodoxo. Cerca de mil pessoas compareceram ao sepultamento, entre elas muitos muçulmanos.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Agenda de cúpula com Israel não foi fechada; Rice volta à região
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.