São Paulo, segunda-feira, 08 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EGITO

Por liberdade de imprensa, 20 jornais egípcios não circulam

DA ASSOCIATED PRESS

Mais de 20 jornais independentes e de oposição egípcios não circularam ontem em protesto contra atitudes do governo quanto à liberdade de imprensa.
No mês passado, a Justiça egípcia sentenciou editores de quatro jornais a um ano de prisão por criticarem autoridades do governo e difamarem o ditador Hosni Mubarak, 79, e o seu partido.
Um dos editores ainda está sendo acusado separadamente por supostamente espalhar rumores de que presidente estaria mal de saúde.
Um editor e dois repórteres de outro jornal foram sentenciados a dois anos de prisão por publicarem notícias supostamente falsas sobre o Judiciário do país.
Essas medidas fizeram com que a Casa Branca se manifestasse. A secretária de Imprensa, Dana Perino, disse, na ocasião das sentenças, que "essas últimas decisões parecem contradizer o comprometimento do governo egípcio com a expansão dos direitos democráticos".
Sites independentes também suspenderam sua publicação ontem, em solidariedade aos jornalistas presos.


Texto Anterior: Estados Unidos: Vice-xerife mata 6 pessoas durante festa em Wisconsin
Próximo Texto: 1,4 milhão abandona casa devido a tufão na China
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.