São Paulo, Terça-feira, 09 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEMOCRACIA NO GOLFO
Eleições municipais abrem caminho para criação de Parlamento
Mulheres do Qatar votam e se candidatam pela primeira vez

das agências internacionais

As mulheres do Qatar puderam votar e ser eleitas ontem pela primeira vez no país. Milhares de pessoas fizeram longas filas para eleger 29 representantes para o recém-criado Conselho Municipal Central.
O número de mulheres nos locais de votação na capital Doha era superior ao de homens. "Nossas mulheres são mais educadas que os homens e têm mais ansiedade por mudanças", disse uma qatariana.
Dos cerca de 248 candidatos inscritos, 6 eram mulheres. O novo órgão legislativo terá a função de propor aos ministros projetos locais de saúde pública, alimentação e agricultura.
O pleito faz parte de planos que prevêem a criação de um Parlamento com deputados eleitos pelo voto direto.
O emirado do Qatar, rico em petróleo, é visto como inovador político no golfo Pérsico, região em que a liberdade política ainda não chegou à população.
O emir do Qatar, xeque Hamad bin Khalifa al Thani, afirma que a participação popular nos assuntos do governo poderia acelerar o desenvolvimento econômico e social na região.


Texto Anterior: Reaproximação: Khatami faz 1ª visita oficial ao Ocidente
Próximo Texto: Mundo virtual: Microsoft vai alterar software que viola privacidade de clientes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.