São Paulo, sexta-feira, 09 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alerta da CIA pára trens em Paris

DA REDAÇÃO

Uma informação transmitida ao governo francês pela CIA, o serviço de inteligência americano, provocou ontem à noite a interrupção do tráfego na mais movimentada linha do metrô expresso que atravessa Paris.
A CIA foi informada de que um atentado com explosivos poderia ocorrer entre as 20h30 e as 21h30, horário local (15h30 e 16h30, em Brasília). Entrou em contato com a DST (Direção de Vigilância do Território), o serviço francês de contra-espionagem, que ativou seu dispositivo policial e paralisou o tráfego das composições.
Foram esvaziadas todas as estações da linha A do metrô expresso, como Nation e Châtelet. Segundo a France Presse, a polícia disse que a CIA recebeu uma mensagem anônima, mas que mesmo assim a emergência foi desencadeada, "em obediência ao princípio de precaução". O alerta foi suspenso por volta das 21h50.
Ainda ontem, desta vez na Alemanha, um falso alarme interrompeu por uma hora e meia o tráfego dos trens de alta velocidade entre Colônia e Frankfurt.

Shopping em Madri
Os sete terroristas que preferiram o suicídio a se entregar à polícia, no sábado passado, planejavam explodir um shopping ao sul de Madri, disse ontem o jornal espanhol "El Mundo".
Policiais encontraram no apartamento que eles ocupavam mapas do shopping Parquesur, um complexo com 193 lojas, hotel e cinemas. Os terroristas, segundo policiais, já haviam acondicionado explosivos dentro de mochilas que seriam colocadas em diferentes pontos do shopping. O atentado poderia ter ocorrido no domingo passado.
O jornal "El País" informa, por sua vez, que a polícia encontrou no apartamento dos suicidas uma fita de vídeo em que três pessoas liam em árabe um comunicado no qual davam à Espanha uma semana para retirar suas tropas do Iraque e do Afeganistão. Eles disseram pertencer a uma suposta brigada da Al Qaeda.
Em Sarajevo, as autoridades anunciaram ontem que investigavam a participação de um terrorista bósnio na célula espanhola. A informação foi dada pelo chefe do escritório local da Interpol.
Sanel Sjekirica, 23, também é suspeito de participação no atentado aos trens de subúrbio de Madri em 11 de março, que deixaram um saldo de 191 mortos.
Um outro jornal espanhol, o "ABC", disse que terroristas tentaram no último sábado explodir um dos vagões de um trem de alta velocidade que fazia a ligação entre Madri e Lérida.
A polícia italiana reforçou o policiamento em Roma, para evitar atentados durante a concentração de fiéis da Semana Santa. Cerca de 2.000 policiais participam da operação.
A principal via de acesso à praça São Pedro foi fechada ao tráfego. Detetores de metais foram instalados nas entradas da Basílica de São Pedro. No país, cerca de 13 mil praças, igrejas e monumentos históricos tiveram o policiamento reforçado, disse o ministro do Interior, Giuseppe Pisanu.
A segurança é meramente preventiva. Stefano Dambruoso, procurador responsável pelas investigações de grupos terroristas, disse não ser de seu conhecimento nenhum plano de organização extremista de praticar atentados.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Caribe: Brasil enviará força militar de 1.470 homens ao Haiti
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.