São Paulo, Sexta-feira, 09 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Saiba a história da Macedônia

da Redação

A Macedônia era uma das seis Repúblicas da Iugoslávia até que declarou sua independência, em 91. Foi a única ex-República iugoslava a se tornar independente sem derramamento de sangue, graças à pequena proporção de sérvios em sua população (pouco mais de 2% em cerca de dois milhões).
A região também é conhecida como o berço de Alexandre, o grande, que dominou a Grécia e um grande império no século 4º A.C. O país ocupa hoje 39% da região histórica conhecida como Macedônia. O restante está na região norte da Grécia. A região foi dividida quando a Grécia se tornou independente do Império Otomano em 1830.
O governo grego não aceita o uso do nome Macedônia pelo país, pois alega que isso poderia implicar pretensões territoriais sobre a Macedônia grega.
A ONU, que aceitou a Macedônia como membro em 1993, adotou provisoriamente a sigla Fyrom (Antiga República Iugoslava da Macedônia, em inglês), para designar o país. Futuramente, uma comissão de arbitragem da ONU deverá decidir por qual nome a reconhecerá oficialmente.
Recebendo tantos refugiados de etnia albanesa (até agora entraram no país o equivalente a cerca de 7% da população local), o governo macedônio teme o desequilíbrio nas relações étnicas atuais.
A União Européia, que tem acordos bilaterais com o país, é o principal parceiro econômico da Macedônia, depois da Iugoslávia.


Texto Anterior: Otan centra ação em tanques e tropas
Próximo Texto: Balcânicas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.