São Paulo, sábado, 09 de junho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Senadores da base governista e da oposição discordam do presidente

PEDRO DIAS LEITE
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A declaração do presidente Lula de que a decisão do colega venezuelano sobre a RCTV foi "democrática" não obteve apoio de nenhum senador ouvido pela Folha ontem, nem mesmo da base governista.
O líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), não apoiou Lula, apesar de não criticar o presidente. "Mesmo o Estado podendo não renovar a concessão, o lamentável não é o fato em si, mas a motivação. Legalmente pode estar correto. Mas o fechamento não ajuda a democracia na Venezuela."
Na semana passada, Chávez atacou o Congresso brasileiro, depois que o uma nota aprovada pelo Senado pediu a reabertura da RCTV.
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) disse que conversou com Lula sobre o tema na quarta-feira. "O que o presidente Lula falou é que ele [Chávez] agiu em respeito às leis da Venezuela. Respeito a opinião do presidente, a questão é se a recomendação [do Senado] é válida ou não. E acho que é, com o objetivo de preservar a liberdade de imprensa. Se estivesse no lugar do presidente Hugo Chávez, usaria de outros meios, que não a não renovação."
A oposição criticou Lula. "Lula não entendeu ainda que o conceito de democracia é universal, não está subalterno aos interesses políticos dele", afirmou José Agripino (DEM-RN). O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) classificou a opinião de Lula como "extremamente grave". O senador relacionou a entrevista à criação da TV Pública no Brasil, prevista para o segundo semestre. "Mais do que nunca essa TV "no passará", porque sinto que ela tolera esse modelo do mandatário falando por horas."


Texto Anterior: Lula repete que Chávez não violou lei
Próximo Texto: Cresce ação turca na divisa do Iraque
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.