São Paulo, quarta-feira, 09 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Resultado de recontagem sai segunda-feira

DA REPORTAGEM LOCAL

O Tribunal Federal Eleitoral não aceitou o pedido de recontagem total de votos, mas determinou a recontagem de 11.839 urnas onde foram apontadas irregularidades por López Obrador.
Há quase 4 milhões de votos nas urnas que serão reexaminadas. Como a diferença entre vencedor e o segundo colocado é de apenas 244.000 votos, o resultado ainda pode mudar- os juízes devem anunciar a nova contagem na segunda-feira, 14.
Se não houver grandes diferenças com os números da primeira apuração, o Tribunal Federal Eleitoral (Trife) deve proclamar o direitista Felipe Calderón como vencedor. A posse está marcada para 1º de dezembro.
Mas, se a diferença entre López Obrador e Calderón diminuir, comprovando que houve irregularidades para favorecer Calderón, a campanha pela impugnação das eleições deve ganhar força.
Essa é uma decisão exclusiva do Trife, que pode anular o resultado, convocar novas eleições para 2007 e designar um presidente interino para tomar posse em 1º de dezembro.
Para o analista político, Jorge Zepeda Patterson, o resultado dessa recontagem parcial é "crucial" para que fique claro se houve manipulação ou não. "O problema é que López Obrador já chamou as eleições de espúrias e parece só aceitar a vitória. Os radicais ganharam e ninguém sabe como esse processo vai terminar." (RJL)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Guerra Fria: Polícia comunista matou 125 por saltarem Muro de Berlim
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.