São Paulo, quarta-feira, 09 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VENEZUELA

Chávez ameaça romper relações com Israel

DA REDAÇÃO

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse ontem que pode romper relações com Israel em protesto contra a campanha militar israelense no Líbano.
Chávez havia anunciado na semana passada a retirada do embaixador venezuelano de Israel, o que fez o Estado judaico também retirar seu embaixador diplomático, em resposta.
"Nós retiramos nossa representação diplomática do Estado de Israel, e eles também retiraram seu embaixador", disse, em discurso. "O próximo passo mais provável será rompermos relações diplomáticas, porque não tenho interesse em manter relações diplomáticas nem escritórios nem negócios nem nada com um Estado como Israel."
Chávez criticou as incursões de Israel em Gaza e no Líbano e culpou a "elite israelense" e a influência dos EUA pelo conflito.
Ainda na noite de ontem, Chávez anunciou que designou o presidente do Parlamento venezuelano, Nicolás Maduro, como novo chanceler de seu governo, em substituição a Alí Rodríguez, afastado por problemas cardíacos.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Guerra Fria: Polícia comunista matou 125 por saltarem Muro de Berlim
Próximo Texto: Ataques sectários: Bombas e tiroteio matam 31 no Iraque
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.