São Paulo, terça-feira, 09 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CUBA

Furacão Ike deixa 4 mortos e é rebaixado para categoria 1

DA REDAÇÃO

O furacão Ike, que atravessa Cuba, deixou ontem quatro mortos, mas foi rebaixado da categoria 3 para 1 -em escala de 1 a 5- logo após o país decretar alerta máximo em todo o seu território. O Ike já deslocou 1,5 milhão dos 11,2 milhões de habitantes de Cuba e matou ao menos 66 no Haiti, onde centenas morreram com a tempestade tropical Hanna.
O Ike deve atingir na manhã de hoje a capital Havana, com 2,2 milhões de habitantes, onde 70% das casas estão em estado regular ou ruim. A preocupação recai também sobre edificações reconhecidas como patrimônio da humanidade. Em seguida, deve partir para o golfo do México, onde se produz um quarto do petróleo americano, e atingir no fim de semana os EUA.
O furacão atinge uma Cuba cuja fragilidade financeira levou recentemente ao atraso do pagamento de dívidas por conta dos preços de matérias-primas. O Ike já paralisou minas de níquel -maior produto de exportação-, destruiu plantações de açúcar, derrubou a safra de café e atingiu o turismo. No balneário de Varadero -cujos 12 km de praia acolhem 40% dos 2,2 milhões de visitantes anuais-, foram deslocados 13 mil turistas.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Moscou confirma exercícios com Venezuela
Próximo Texto: Sucessão nos EUA / Fator Palin: Após convenção, McCain surge na frente em pesquisas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.