São Paulo, terça-feira, 09 de setembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bush anuncia manutenção das tropas no Iraque

DA REDAÇÃO

O presidente norte-americano, George W. Bush, anunciará hoje a manutenção do nível atual do contingente militar no Iraque, com o retorno de apenas 8.000 dos 140 mil soldados que os EUA mantêm no país árabe.
Trechos do discurso que o presidente fará na Universidade Nacional de Defesa, em Washington, foram divulgados ontem pela Casa Branca. O texto revela ainda que uma brigada que iria em novembro para o Iraque será remanejada para o Afeganistão, onde a insurgência recrudesce, e as baixas aumentam.
Cerca de 3.400 militares que desempenham funções de apoio no Iraque voltarão aos EUA "nos próximos meses". Em novembro, um batalhão da Infantaria deixará a Província de Anbar e, em fevereiro de 2009, após a posse do novo governo na Casa Branca, retornará outro grupo, totalizando os 8.000.
Embora insignificante no total do contingente, este é o primeiro corte anunciado desde junho, quando o presidente suspendeu a redução gradual das tropas, expandidas no início de 2007 na operação chamada de "surge".

Com agências internacionais



Texto Anterior: Sucessão nos EUA / Fator Palin: Após convenção, McCain surge na frente em pesquisas
Próximo Texto: África: UE avaliza pleito angolano; Unita aceita derrota
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.