São Paulo, Terça-feira, 09 de Novembro de 1999
Texto Anterior | Índice

CRISE NA TCHETCHÊNIA
Ataque russo mata civis
EUA acusam Rússia de violar tratados

das agências internacionais

Os EUA acusaram a Rússia de violar tratados internacionais, incluindo a Convenção de Genebra, que trata de choques militares, e acordos da OSCE (Organização de Segurança e Cooperação na Europa), durante a ofensiva contra a Tchetchênia.
"O uso indiscriminado da força e o impacto da escalada contra civis inocentes é um assunto que gera profunda preocupação", disse o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, James Rubin.
Os russos bombardeiam a Tchetchênia desde o dia 24 de setembro, alegando atacar bases terroristas no território, que formalmente pertence à Rússia, mas goza de independência de fato desde a guerra de 94-96.
O Kremlin acusa o governo tchetcheno de dar apoio a separatistas que querem impor um Estado islâmico independente no vizinho Daguestão e seriam responsáveis pela onda de atentados a bomba que deixou cerca de 300 mortos na Rússia em setembro.
Ontem, três mulheres morreram e ao menos sete pessoas ficaram feridas durante um ataque russo contra um comboio civil tchetcheno, segundo a agência de notícias "France Presse".
O comboio foi atingido por disparos de tanques perto da capital tchetchena, Grozni. Há mais denúncias sobre a morte de civis e ataques a refugiados, mas sem confirmação independente. Não houve reação russa à notícia.
A Geórgia, que tem 80 km de fronteira com a Tchetchênia, negou passagem para tropas russas. Essa é a única fronteira tchetchena que a Rússia não controla.
O russos dizem querer formar um "cordão sanitário" na região para evitar a entrada de terroristas em outros territórios russos.
A ação russa já provocou a fuga de 200 mil tchetchenos, a maioria deles para a vizinha Inguchétia.
Tchetchênia, Daguestão e Inguchétia fazem parte da Federação Russa e ficam no Cáucaso, uma região montanhosa que engloba o sul da Rússia e países independentes, como Geórgia e Armênia.


Texto Anterior: Líderes recebem homenagens
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.