São Paulo, quarta-feira, 09 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

GAFE DIPLOMÁTICA

Jornalistas ouvem Sarkozy chamar premiê israelense de 'mentiroso'

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - O presidente da França, Nicolas Sarkozy, chamou o premiê israelense Binyamin Netanyahu de "mentiroso" em uma conversa privada com o presidente dos EUA, Barack Obama, durante a reunião do G20 na semana passada.
"Não suporto o Netanyahu, ele é um mentiroso", disse Sarkozy. "Você está farto dele? Eu tenho que lidar com ele todos os dias", respondeu Obama. A conversa aconteceu no último dia 3, em uma sala fechada, minutos antes de uma entrevista à imprensa.
A gafe aconteceu porque os presidentes já estavam com os microfones que seriam usados na entrevista ligados e o áudio foi transmitido para aparelhos de recepção que estavam com jornalistas que aguardavam a entrevista.
Aparentemente, a conversa começou com Obama cobrando Sarkozy por não ter avisado os EUA de que a França seria favorável à candidatura da Palestina a uma vaga na Unesco (Organização da ONU para Educação, Ciência e Cultura).
Não ficou clara a motivação de Sarkozy ao chamar Netanyahu de mentiroso. Mas, a diplomacia europeia culpa Netanyahu pela suspensão das negociações de paz entre palestinos e israelenses -especialmente depois que Netanyahu começou a anunciar a construção de mais assentamentos em território ocupado.
Obama também já havia criticado abertamente a construção dos assentamentos.


Texto Anterior: Repressão na Síria causou 3.500 mortes, segundo ONU
Próximo Texto: ONU: Conselho de Segurança não chega a consenso sobre adesão palestina
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.