São Paulo, quarta-feira, 10 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HAITI

África endossa versão de golpe

França também rebate acusações de Aristide

DA REDAÇÃO

A França respondeu ontem ao ex-presidente haitiano Jean-Bertrand Aristide, que acusou Paris de ser conivente com seu suposto seqüestro por tropas dos EUA para levá-lo ao exílio. "A legalidade constitucional foi respeitada. Aristide renunciou e sua carta de renúncia foi registrada", disse Hervé Ladsous, porta-voz da Chancelaria francesa.
Desde o início da rebelião haitiana, em 5 de fevereiro, França e EUA recebem críticas internacionais por não agir para evitar a crise. Segundo o secretário de Estado americano, Colin Powell, a França convenceu a República Centro-Africana a receber Aristide, levado ao país no último dia 29 por um avião militar dos EUA.
A União Africana (UA) qualificou a saída de Aristide como "inconstitucional" e "um precedente perigoso para a democracia no mundo". Após encontro de Aristide com o presidente da UA, Alpha Oumar Konare, a organização, que reúne 53 países do continente, endossou o pedido da Caricom (Comunidade do Caribe) para a ONU investigar as circunstâncias da renúncia de Aristide.
Também ontem, o "Conselho de Sábios" escolheu o advogado e economista Gerard Latortue, 69, para ocupar o posto de premiê. Ex-funcionário da ONU, Latortue deve formar até sábado o governo provisório que comandará o país até a eleição presidencial.

Força brasileira
O Chile, que participa da tropa multinacional no Haiti, comprometeu-se a dar ao governo brasileiro informações sobre a situação no país. O Brasil deverá enviar soldados apenas numa segunda etapa, dentro de 90 dias.
O Brasil dispõe de 1.100 soldados que podem ser enviados para o Haiti. Segundo o ministro José Viegas (Defesa), o tamanho da tropa brasileira pode mudar, conforme as necessidades da ONU.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Médico critica redução maior de colesterol
Próximo Texto: Crime: EUA confirmam pena de morte para atirador
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.