São Paulo, sábado, 10 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

11 DE SETEMBRO

Para 66% dos americanos, governo Bush esconde algo sobre ataques
Um dia após Condoleezza Rice, assessora de Segurança Nacional da Casa Branca, ter testemunhado em comissão parlamentar sobre as medidas tomadas pelo governo antes do 11 de Setembro, 66% dos americanos acham que a Casa Branca esconde algo sobre os atentados.
Segundo pesquisa da rede de TV CBS, 68% dos entrevistados acham que o governo Bush não prestou suficiente atenção ao risco de um ataque terrorista em solo americano.
Ontem, o diretor de comunicação da Casa Branca, Dan Bartlett, disse que o governo estuda tornar público um relatório de inteligência entregue ao presidente Bush em 6 de agosto de 2001, pouco mais de um mês antes dos atentados.
O relatório do FBI -cujo título seria "Bin Laden está decidido a atacar os Estados Unidos"- colocou Condoleezza Rice em situação difícil durante seu depoimento, anteontem, porque poderia ser prova de que o governo Bush foi alertado sobre um ataque iminente, mas não teria tomado as medidas necessárias para tentar impedi-lo.
O documento é secreto, mas membros da comissão que investiga o 11 de Setembro querem que o governo o torne público.
Em seu testemunho, Rice disse que o governo não havia recebido alertas específicos sobre a possibilidade de um ataque terrorista em solo americano. Ela atribuiu a falha a problemas estruturais nos serviços de inteligência do país.


Texto Anterior: África: Presidente argelino se reelege com 83% dos votos; oposição vê fraude
Próximo Texto: Argentina: Kirchner é internado com hemorragia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.