São Paulo, quinta-feira, 10 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em visita ao Equador, Negroponte ouve pedido de ajuda comercial

Rafael Correa pede a vice-secretário de Estado dos EUA expansão de acordo

DA REDAÇÃO

No segundo dia de sua visita à América Latina, o vice-secretário de Estado dos EUA, John Negroponte, encontrou-se ontem com o presidente do Equador, Rafael Correa, em Quito.
No encontro, o esquerdista Correa pediu a extensão do Ato de Promoção do Comércio e Erradicação das Drogas (ATDPEA, na sigla em inglês), um acordo assinado entre os EUA e países andinos que prevê a troca de benefícios comerciais pelo combate ao narcotráfico.
"Nós queremos a expansão", disse o número dois do Departamento de Estado dos EUA, lembrando que a decisão cabe ao Congresso dos EUA.
O pedido de Correa a Negroponte contradiz o histórico recente das relações entre os dois países. O Equador e os EUA começaram a se estranhar depois de janeiro, quando Correa, um economista que é aliado do venezuelano Hugo Chávez, tomou posse. Desde então, ele anunciou que não renovará a concessão para a operação de uma base militar americana em Manta, território equatoriano, e, há três dias, disse que não renovará um acordo bilateral de proteção de investimentos assinado em 1993.
Os EUA, por seu lado, decidiram transferir a sede das manobras militares navais conjuntas Unitas, que seriam realizadas neste ano em águas equatorianas, para a Flórida. O Equador suspendeu sua participação no exercício.
Negroponte seguia ainda ontem para o Peru e depois para o Panamá. Anteontem ele esteva na Colômbia, do presidente Álvaro Uribe, aliado de Bush.
Em Bogotá, o vice-secretário de Estado reafirmou o apoio de Washington ao governo Uribe -apoio esse que se traduz no Plano Colômbia de combate ao narcotráfico, por meio do qual o país andino já recebeu cerca de US$ 4 bilhões desde 2000.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Slogan "pátria, socialismo ou morte" vira lema militar obrigatório
Próximo Texto: No Brasil: Lévy faz lobby com Tarso pela não-extradição de Battisti
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.