São Paulo, terça-feira, 10 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Cuba estuda facilitar vendas de veículos e viagens ao exterior

Diretrizes para mudanças econômicas foram divulgadas ontem

DA REUTERS

Cuba divulgou ontem diretrizes para as reformas econômicas aprovadas pelo Partido Comunista. Elas incluem propostas para a venda de casas e carros e mudanças que poderiam facilitar as viagens de cubanos ao exterior.
As diretrizes, aprovadas em um congresso do partido no mês passado, não revelam detalhes das propostas nem quando serão colocadas em prática.
As 313 diretrizes reafirmam as reformas econômicas e sociais que o ditador Raúl Castro afirma serem cruciais para reanimar a economia do país.
As propostas encorajam a iniciativa privada e a redução das dimensões e do papel do Estado, mas preservam o planejamento central e proíbem o acúmulo de propriedade privada.
Os cubanos fizeram fila nas bancas de jornais para comprar os panfletos que contêm as diretrizes, ao preço de três pesos (R$ 0,19).
"As reformas continuam a criar muita incerteza na população, porque trazem muitas mudanças", disse Olivia Breto, 23, funcionária de uma rádio estatal.

CÂMBIO
As diretrizes também estabelecem o objetivo de combinar as duas moedas cubanas: o peso CUC, ou conversível, e o peso doméstico, a moeda na qual os cubanos recebem seus salários.
Mas a convergência cambial não acontecerá logo. Segundo as diretrizes, o processo necessitará de "preparação e execução rigorosa".


Texto Anterior: Presidente cancela visita ao país na última hora
Próximo Texto: Foco: Ilha vai dar "salto no tempo" para se aproximar da Ásia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.