UOL


São Paulo, terça-feira, 10 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SHOW DE HORROR

Execuções são sucesso em vídeo entre bagdalis

Reuters Television
Imagens de vídeo exibem preso antes de execução, na ditadura


DA REDAÇÃO

Fitas de vídeo com imagens de pessoas sendo torturadas ou até executadas pelo regime de Saddam Hussein se tornaram um sucesso de vendas em Bagdá, onde muitos iraquianos, passados dois meses da derrubada do ex-ditador, procuram notícias de parentes desaparecidos durante a ditadura.
Segundo a rede BBC, que divulgou ontem reportagem sobre as fitas, a maior parte das imagens é de execuções de xiitas após a Guerra do Golfo, em 1991, e teria sido captada em Najaf e Karbala.
Algumas cenas mostram supostamente Ali Hassan al Majid, o "Ali Químico", primo de Saddam e responsável pela morte de milhares de curdos no fim dos anos 80. Majid está desaparecido.
Ontem, o jornal britânico "Guardian" afirmou que os cerca de 150 corpos achados em uma vala 32 km a sudeste de Bagdá pertenceriam a dissidentes executados três dias antes do ataque anglo-americano, em 20 de março.


Texto Anterior: Morre o oitavo soldado dos EUA em duas semanas
Próximo Texto: Latinobarómetro: Brasil lidera crítica à democracia na AL
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.